Pavimentos intertravado permeável e a eficácia na infiltração da água

Eficaz no combate as enchentes, por conta de sua drenagem, os pavimentos permeáveis evitam o escoamento na superfície e garantem que 100% da água sejam infiltradas por meio de sua estrutura.

Os pavimentos permeáveis são aqueles materiais que possuem espaços livres em sua estrutura onde a água pode atravessar.

Com esse sistema, a água pode ser infiltrada no solo e ou transportada por sistemas auxiliares de drenagem.

A principal função deste revestimento é permitir a rápida passagem da água para evitar que ela escoe superficialmente ou forme poças.

A água infiltrada fica então armazenada na estrutura do pavimento até escoar, funcionando como uma caixa de retardo e com isso mantém a área útil do pavimento.

Por sua vez os pavimentos impermeáveis ou de baixa permeabilidade, estão sujeitos a uma grande formação de escoamento superficial da água.

Tal fator gera um grande risco de a água superficial demandar os sistemas de microdrenagem durante a chuva, podendo causar enchentes.

Para evitar estes contratempos, é indicado que a estrutura de um pavimento permeável seja dimensionada considerando o volume das cheias da região em que ele será instalado, em um determinado período de retorno, bem como estar de acordo com as características de permeabilidade e suporte do solo. O nível do lençol freático também deve ser levado em consideração neste caso.

Coeficiente de permeabilidade

Para avaliar de forma precisa o desempenho de um pavimento permeável e garantir o seu bom desempenho, que é diminuir o escoamento superficial da água, é medindo a velocidade da infiltração de um volume de água. Ou seja, determinando o seu coeficiente de permeabilidade.

Obtendo essa informação é possível saber o dimensionamento do sistema na fase do projeto e também após a execução, acompanhando seu desempenho ao longo de sua vida útil.

Para determinar o coeficiente de permeabilidade de um solo em laboratório são utilizados permeâmetros que podem ser de carga constante ou carga variável, dependendo do tipo de solo. O coeficiente de permeabilidade é então calculado pela Lei de Darcy.

Confira na tabela abaixo os valores de referência para coeficientes de permeabilidade de solos

Tipos de pavimento intertravado permeável

Os pavimentos intertravados permeáveis podem ser construídos com três diferentes tipos de revestimentos.

São eles: peças de concreto com junta alargada, peças de concreto com aberturas, peças de concreto poroso.

A Inova Concreto fabrica os pavimentos intertravado permeável de acordo com a necessidade do cliente.

Entre em contato com a equipe comercial para mais informações.

Compartilhar