Dia do Engenheiro Civil: entenda a importância deste profissional para o progresso do País

Dia do Engenheiro Civil: entenda a importância deste profissional para o progresso do País

25 de outubro celebra-se, no Brasil, por meio da Lei 13.359/2016, o Dia do Engenheiro Civil. A data condiz ao dia da beatificação de Frei Antônio de Sant’Ana Galvão, o padroeiro da construção civil no país.

Com o objetivo de reconhecer a importância da construção civil, bem como dos profissionais que atuam na área, a data também faz uma justa homenagem ao Freio Galvão – que por longos anos foi o responsável pelas obras do Mosteiro da Luz, em São Paulo.

A construção foi designada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

O profissional que atua na Engenharia Civil tem a expertise de reconhecer padrões em processos, manuseio de softwares para desenvolver os desenhos técnicos, compreender cálculos físicos e matemáticos, além de estar antenado aos avanços tecnológicos que ditam as novas tendências do mercado.

De acordo com o gerente de Produções e Operações da Inova Concreto, o engenheiro civil William Gonçalves, o profissional é fundamental para o sucesso de uma obra.

“A presença do engenheiro civil em uma obra se faz fundamental desde a confecção do projeto até a execução”, explica.

O engenheiro civil pode atuar tanto no acompanhamento técnico quanto na administração de uma obra.

O profissional é o responsável por fiscalizar o consumo de materiais, o andamento de custos e o tempo gasto.

“A obra é dividida em etapas, com prazos e custos pré-definidos para cada uma delas antes mesmo do início da construção. Dessa forma as etapas vão sendo cumpridas e analisadas em tempo real. Com isso, conclui-se que a presença de um engenheiro na obra é fundamental para que o empreendimento traga todos os benefícios que os projetos pretendem”, ressalta Gonçalves.

A Inova Concreto, em nome de toda a sua equipe técnica, parabeniza todos os profissionais da Engenharia Civil e ressalta a importância de que toda construção precisa ter o acompanhamento e aval de um engenheiro.

Portanto, antes de comprar, construir, demarcar, cercar, murar, e projetar consulte um profissional na área de Engenharia Civil e evite dor de cabeça desnecessária.

Compartilhar