Para evitar-se o deslizamento de blocos em uma determinada construção, seja pelos procedimentos de compactação durante os trabalhos ou pelo tráfego de sua vida útil, indica-se que o pavimento intertravado tenha obrigatoriamente as contenções laterais.
Com isso mantém-se a continuidade da camada de blocos de concreto evitando a separação entre eles e a perda do intertravamento.
Sendo assim, o confinamento torna-se parte fundamental do pavimento intertravado.
Tipos de confinamento
Externo: que rodeia o pavimento em seu perímetro (normalmente sarjetas e meios-fios);
Interno: que rodeia as estruturas que se encontram dentro dele (bocas-de-lobo, canaletas, jardins etc).
Eles devem ser construídos antes do lançamento da camada de areia de assentamento dos blocos de concreto, de maneira a colocar a areia e os blocos dentro de uma “caixa”, cujo fundo é a superfície compactada da base e as paredes são as estruturas de confinamento.
De acordo com a Associação Brasileira de Cimento Portland, que serviu de base para esse conteúdo, os confinamentos podem estar no nível da superfície do pavimento ou acima dele.
A condição ideal é que o confinamento seja de parede vertical no contato com os blocos intertravados.
Vale destacar que estes materiais, que você pode comprar aqui na Inova, devem ser de concreto de boa qualidade e bem acabados.
Por essa razão, é desejável que sejam pré-moldados ou moldados no local, devendo ser normalmente fabricados com concreto de resistência característica à compressão simples.
Resistências à compressão disponíveis:
Fpk ≥ 35 MPa ou Fpk ≥ 50 MPa .
A carga máxima medida em MPa, uma unidade de medida de pressão, sendo que 1 MPa equivale a 10 kgf/cm² ou 1 MPa = 1×106 Pascal. “O mínimo aceitável para o material ser colocado em vias urbanas é 35 MPA”.
Confira abaixo as dimensões disponíveis no Piso Intertravado Prisma
– Comprimento: 20 cm;
– Largura: 11 cm;
– Espessuras: 6 cm e 8 cm.
Espessuras de 6 cm para tráfego leve, de pedestres; 8 cm para tráfego de veículos comerciais e outros veículos pesados; 10 cm para situações de tráfego muito pesado.
No caso de construção do pavimento por faixas, devem-se construir confinamentos longitudinais que podem ser definitivos ou provisórios.
Os definitivos terão as mesmas características das vigas de concreto construídas nos encontros com outros tipos de pavimentos; os provisórios poderão ser constituídos por um caibro de madeira rígido ou perfil de aço, que vai sendo retirado à medida que a colocação dos blocos avança.