Confinamento dos Pavimentos Intertravados Prisma; conheça os tipos e sua aplicação

Confinamento dos Pavimentos Intertravados Prisma; conheça os tipos e sua aplicação

Para evitar-se o deslizamento de blocos em uma determinada construção, seja pelos procedimentos de compactação durante os trabalhos ou pelo tráfego de sua vida útil, indica-se que o pavimento intertravado tenha obrigatoriamente as contenções laterais.

Com isso mantém-se a continuidade da camada de blocos de concreto evitando a separação entre eles e a perda do intertravamento.

Sendo assim, o confinamento torna-se parte fundamental do pavimento intertravado.

Tipos de confinamento

Externo: que rodeia o pavimento em seu perímetro (normalmente sarjetas e meios-fios);

Interno: que rodeia as estruturas que se encontram dentro dele (bocas-de-lobo, canaletas, jardins etc).

Eles devem ser construídos antes do lançamento da camada de areia de assentamento dos blocos de concreto, de maneira a colocar a areia e os blocos dentro de uma “caixa”, cujo fundo é a superfície compactada da base e as paredes são as estruturas de confinamento.

De acordo com a Associação Brasileira de Cimento Portland, que serviu de base para esse conteúdo, os confinamentos podem estar no nível da superfície do pavimento ou acima dele.

A condição ideal é que o confinamento seja de parede vertical no contato com os blocos intertravados.

Vale destacar que estes materiais, que você pode comprar aqui na Inova, devem ser de concreto de boa qualidade e bem acabados.

Por essa razão, é desejável que sejam pré-moldados ou moldados no local, devendo ser normalmente fabricados com concreto de resistência característica à compressão simples.

Resistências à compressão disponíveis:

Fpk ≥ 35 MPa ou Fpk ≥ 50 MPa .

A carga máxima medida em MPa, uma unidade de medida de pressão, sendo que 1 MPa equivale a 10 kgf/cm² ou 1 MPa = 1×106 Pascal. “O mínimo aceitável para o material ser colocado em vias urbanas é 35 MPA”.

Confira abaixo as dimensões disponíveis no Piso Intertravado Prisma

– Comprimento: 20 cm;

– Largura: 11 cm;

– Espessuras: 6 cm e 8 cm.

Espessuras de 6 cm para tráfego leve, de pedestres; 8 cm para tráfego de veículos comerciais e outros veículos pesados; 10 cm para situações de tráfego muito pesado.

No caso de construção do pavimento por faixas, devem-se construir confinamentos longitudinais que podem ser definitivos ou provisórios.

Os definitivos terão as mesmas características das vigas de concreto construídas nos encontros com outros tipos de pavimentos; os provisórios poderão ser constituídos por um caibro de madeira rígido ou perfil de aço, que vai sendo retirado à medida que a colocação dos blocos avança.

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