Pintar blocos de concreto

Inove na decoração: saiba como pintar blocos de concreto

Pintar blocos de concreto é algo bastante interessante, e que rende ideias incríveis de decoração. Trata-se de uma ideia simples e eficiente, capaz de dar um ar diferenciado para os mais diversos ambientes de sua casa. Assim sendo, veja a seguir o passo a passo para realizar este processo. Além disto, confira algumas ideias originais e criativas para colocar em prática. 

 

Leia também: 

Já pensou em usar concreto na decoração? Confira as dicas e tendências. 

4 razões para usar bloco de concreto 

 

Entendendo como pintar blocos de concreto 

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que o processo de pintar blocos de concreto traz uma série de possibilidades. Por isso, o uso desta técnica pode se aplicar a:  

  • Decoração interna de ambientes, sobretudo em cômodos com um visual retrô ou mais rústico; 
  • Decoração externa de construções, seja em paredes, jardins, pátios e varandas, entre outros locais de destaque; 
  • Uso junto a móveis. Neste sentido, os blocos de concreto podem servir de base para sustentação, ou até mesmo peças como mesas e bancos e;
  • Decoração para jardins, seja como parte de vasos para suas flores ou até mesmo complementando estruturas para plantas.

É claro que estas são apenas algumas das opções mais utilizadas para pintar blocos de concreto. Mas para deixar sua criatividade fluir, veja como realizar este processo de forma certa a seguir.

 

Passo a passo para pintar blocos de concreto  

Como pintar blocos de concreto
Como pintar blocos de concreto – Inova Concreto

Um bloco de concreto deve estar devidamente preparado para receber a pintura de uma tinta látex de qualidade. Desse modo, siga os seguintes passos para este processo: 

  • Limpe e tire todos os excessos de poeira e casquinhas que podem estar em cada bloco que será pintado. Para isto, utilize uma escova com água e uma espátula; 
  • Em seguida, deixe cada bloco descansar e cubra toda e qualquer rachadura com massa de calafetagem. Após aplicar o material, não esqueça de uniformiza-lo; 
  • O próximo passo é aplicar um primer de ligação e preenchimento a base de látex, de forma que preencha todos os poros e rachaduras do bloco; 
  • Por fim, você já pode realizar a pintura com a cor de sua preferência. Para isso, aplique a primeira camada demão de maneira uniforme, deixe secar por 12 horas e pinte novamente. Se for preciso, repita o processo até atingir o resultado esperado. 

Ao seguir estes passos, em pouco tempo você será capaz de alcançar ótimos resultados ao pintar blocos de concreto. E para a decoração perfeita é preciso seguir algumas recomendações importantes. 

 

Dicas e conselhos finais 

Assim que você alcançar o resultado esperado ao pintar blocos de concreto, é hora de usá-los da forma como planejou. Porém, para garantir que tudo saia conforme o planejado não se esqueça de que:  

  • É preciso que a tinta passe pelo menos 24 horas secando antes de usar o bloco; 
  • Para conservar a pintura do jeito certo, aposte na impermeabilização;
  • Antes de pintar, você também pode usar o primer para fazer texturas;
  • Se quiser reforçar a pintura no futuro, procure fazer o processo bloco por bloco.

Agora você já sabe como pintar blocos de concreto e a melhor maneira de usa-los em sua decoração. Mãos à obra e boa sorte.  

Gostou desse conteúdo? Continue lendo: 5 residências elegantes feitas com blocos de concreto 

Compartilhar