Boas práticas da construção: conheça algumas diretrizes para o gerenciamento de obras

Boas práticas da construção: conheça algumas diretrizes para o gerenciamento de obras

Adotar boas práticas no processo de gerenciamento de uma construção é fundamental e um diferencial para o profissional responsável por uma obra.

Para isso existe um conjunto de processos e atividades, que vão desde o planejamento até o controle de qualidade, para executar o projeto sem contratempos.

Os benefícios de uma boa gestão passam pelo aumento da produtividade, controle da mão de obra, e redução de desperdícios.

Separamos alguns tópicos para obter uma boa prática na construção.

Planejamento

Este é primeiro passo para obter-se sucesso na gestão de uma obra e que ela seja bem executada.

A elaboração do planejamento inicia-se na definição da equipe para execução da metragem quadrada garantindo o atendimento ao ciclo de produção por pavimento. Deve ser detalhado as atribuições de cada colaborador que participará dos trabalhos.

Outro importante fator no planejamento é a quantidade de materiais. Uma obra parar por falta de matéria-prima compromete totalmente o processo. E para isso deve ser elaborado um plano logístico para a distribuição dos insumos necessários para a execução.

Comunicação Visual

Uma comunicação visual objetiva e clara dos controles identifica o status de cada local da obra facilitando a verificação para todos os envolvidos no processo.

Esta comunicação pode ser feita por cores e símbolos de acordo com cada necessidade.

As vantagens desde processo são na facilidade na conferência dos parâmetros de projeto, agilidade para identificação de desvios na execução, bem como na disseminação na metodologia de conferência.

Avaliar o local da obra

Se o canteiro, por alguma restrição qualquer, não permitir a instalação de um equipamento como um guindaste, por exemplo, provocará atrasos e certamente um aumento de custo de produção para cumprir o projeto.

Torna-se, então, fundamental que antes de começar os trabalhos seja feita uma avaliação minuciosa do local e uma inspeção de todos os aspectos.

Fornecedor

Trabalhar com fornecedor que não cumpre prazos e te vende materiais de qualidade suspeita é uma tremenda dor de cabeça para o bom andamento de uma obra. Por isso é fundamental que durante todo o processo, desde o planejamento até a execução, todas as partes envolvidas estejam integradas.

Equipamentos de proteção

Por fim e tão importante como tudo que dissemos acima, a segurança do trabalho é imprescindível em todo o processo.

Designar um responsável que fiscalize o uso de equipamentos de proteção individual em todos os trabalhadores do canteiro de obras evita muitos problemas e garante a segurança do profissional.

Compartilhar