Fábrica de blocos de concreto

Fábrica de blocos: Entenda como funciona a produção e certificação de qualidade

A definição da melhor matéria prima deve considerar, inclusive, como ela é produzida. É fundamental, portanto, preocupar-se com o processo de produção e certificação de qualidade na fábrica de blocos que produz o material para que seja possível obter o melhor resultado final da obra possível.

Já falamos sobre a economia que a construção com bloco de concreto proporciona e sempre falamos sobre as vantagens de construir com o material. Este post tem o objetivo de explicar mais sobre o processo de fabricação. Confira:

Fábrica de blocos de concreto

Toda a produção de bloco de concreto deve seguir as normas ABNT NBR 6136 e a ABNT NBR 12118. Não basta apenas misturar água e cimento. É preciso então saber desde a medida certa de água, até o uso da máquina correta para fabricação.

Tudo isso faz diferença na hora de produzir este material. Por isso, não é tão simples assim. E para tirar suas dúvidas de como é esse material é produzido, fizemos um resumo do processo de fabricação dos blocos. Confira!

A fase inicial

A primeira fase em uma fábrica de blocos já demonstra o extremo cuidado que o material requer em sua produção. São três as primeiras etapas:

• Primeiro é realizada a mistura de cimento, agregados e água. Cada tipo de bloco de concreto requer uma proporção diferente de cada um dos itens. Essa combinação é então homogeneizada em um misturador;

• Após a compactação adequada feita em uma prensa é que o bloco é moldado. Em seguida, ele é enviado para o processo de cura;

• Em um ambiente com temperatura controlada, os blocos ficam até atingirem a resistência ideal e são armazenados até que uma amostra do lote seja testada para aprovar qualidade;

Para qualidade e durabilidade do bloco de concreto, eles devem ser armazenados em locais adequados, separados por tipo, dimensão e resistência, para facilidade no manuseio.

Por que devem ser feitos testes?

As vantagens oferecidas pelos blocos certificados são refletidas no sistema construtivo e na qualidade final das obras.  Por isso, para estar dentro das conformidades, o bloco de concreto precisa ter dimensões regulares, além de durabilidade e resistência testadas.

O primeiro teste é feito poucos dias após a fabricação, onde são aprovados aspectos como resistência, tonalidade, espessura e dimensões do material. O mesmo processo é repetido em menos de 30 dias depois para que, somente então, o lote seja efetivamente aprovado.

Outra certificação importante é a dos Programas Setoriais de Qualidade. Essa é uma garantia extra de que as normas são seguidas à risca pelo fabricante.

Inegavelmente, todas essas preocupações são importantes para que seja possível uma construção limpa, prática, rápida, econômica e eficiente.

Ao consumidor que exige produtos certificados, sem dúvidas, fica a segurança de ficar longe de problemas estruturais com matérias primas inferiores. A qualidade do produto também vai impactar diretamente na construção. O produto normalizado é mais resistente a quebras, o que gera um canteiro mais limpo e livre de entulho.

Em resumo, o resultado final de uma obra é totalmente dependente da qualidade dos materiais empregados nela. Portanto, antes de comprar o bloco de concreto para a sua obra, selecione sempre um fabricante com produtos certificados.

Quer conhecer e aprovar a qualidade de nossos produtos e conversar com nossa equipe? Então venha tomar um café conosco!

Endereço: Rua Dois, 320 – Cx 78, Parque Industrial, Jacupiranga-SP

Compartilhar