Argamassa para assentamento de blocos: entenda o processo

Argamassa para assentamento de blocos: entenda o processo

Utilizada para fazer a ligação entre blocos de concreto, a argamassa para assentamento é fundamental para uma boa execução de alvenaria – seja de vedação ou estrutural.

Neste processo é muito importante garantir a resistência e aderência do produto. Para isso, saber preparar corretamente o material e obter uma mistura homogênea é fundamental.

Vale ressaltar que a preparação da argamassa para assentamento de bloco varia de acordo da habilidade da mão de obra, bem como a qualidade dos materiais utilizados durante os trabalhos.

A argamassa para blocos produzida de forma tradicional é muito utilizada nas construções devido ao seu ótimo custo-benefício.

Para tanto é preciso seguir um procedimento para garantir a qualidade do material.

O “ponto” ideal da massa é que ela fique bem maleável e que adira facilmente aos blocos.

A mistura para o preparo da argamassa para assentamento de bloco sempre deve seguir a sequência de cimento, cal e areia, garantindo a resistência mecânica e a aderência adequada para a aplicação da argamassa.

É importante salientar que as argamassas para blocos são utilizadas em diversas funções na construção civil.

Por isso, existem fórmulas e misturas com diferentes proporções de seus componentes básicos (chamadas de traços da argamassa), para guiar o profissional a chegar ao ponto ideal para cada situação.

Incluir mais cimento na mistura, por exemplo, dará mais resistência à argamassa. Se colocar mais cal, o resultado será mais plasticidade na aplicação da massa.

Durante o preparo, economizar na argamassa para assentar blocos pode comprometer de forma significativa a qualidade final das paredes, criando rachaduras e trincas.

Por fim, vale frisar que a utilização da cal hidratada na argamassa para blocos possui uma série de vantagens em termos construtivos.

Como citamos acima, a cal ajuda na plasticidade da argamassa fresca e na deformabilidade da argamassa endurecida minimizando as microfissuras, principalmente em lugares sujeitos a mudanças bruscas de temperatura ou molhagem e secagem reincidente.

Compartilhar