Alvenaria estrutural: saiba as características e como funciona a sua aplicação

Alvenaria estrutural: saiba as características e como funciona a sua aplicação

A Alvenaria Estrutural é um modo de construção onde as paredes da edificação têm a função de manter toda a estrutura, dispensando assim o uso de vigas e pilares.

Neste sistema construtivo, a vedação da obra e a estrutura são realizadas ao mesmo tempo, o que não ocorre em outros modelos de construção.

Este material caracteriza-se pelo uso de Blocos de Concreto, o que contribui para uma obra com um bom custo-benefício, além de otimizar no tempo e na limpeza do canteiro.

Compreende-se neste sistema que as paredes, em um plano contínuo, faça a distribuição das cargas de forma igualitária para a fundação e que esta por sua vez as transmita para o solo.

Sua aplicação acontece no empilhamento das peças, com Blocos de Concreto, por exemplo, ligados ou amarrados com argamassa ou aço, garantindo assim o seu funcionamento autoportante e aumentando a sua resistência, o isolamento acústico e térmico.

O interessante deste tipo de alvenaria é a opção de ter a liberdade para escolher o acabamento de acordo com a proposta do projeto.

Para a realização de uma construção de alvenaria estrutural, é preciso fazer a montagem de gabaritos para as fiadas.

Que são aquelas marcações onde cada fileira de blocos é colocada para que os responsáveis da obra se guiarem pelo projeto.

Uma das principais vantagens de escolher a alvenaria estrutural é a rapidez para o término da obra.

Além disso, este sistema reduz custos do projeto por não ter a necessidade de utilizar tanto material, bem como a mão de obra.

A facilidade que ela se integra com os sistemas elétricos e hidráulicos também é outro fator positivo.

Vale destacar, por fim, que se você for optar por um projeto utilizando alvenaria estrutural a decisão deve ser feita no início dos trabalhos. Pois implicará em um estudo técnico em relação ao espaço – desde os desenhos na planta até o fim da edificação.

Compartilhar