Alvenaria com blocos de concreto: como escolher o produto ideal e garantir sua qualidade

Alvenaria com blocos de concreto: como escolher o produto ideal e garantir sua qualidade

Os sistemas construtivos de alvenaria compreendem uma diversidade de produtos no mercado com qualidades distintas.

A Inova Concreto ressalta nesta publicação as vantagens de utilizar os blocos de concreto para alvenaria.

Mas antes vamos falar um pouco das características estabelecidas para que se obtenha o máximo de vantagens oferecidas pelo sistema.

A NBR 6136/2016 estabelece os requisitos para o recebimento de blocos vazados de concreto simples, destinados à execução de alvenaria com ou sem função estrutural.

Definições

Bloco vazado: Componente de alvenaria cuja área líquida é igual ou inferior a 75% da área bruta;

  • Área bruta: Área da seção perpendicular aos eixos dos furos, sem desconto das áreas dos vazios;
  • Área líquida: Área média da seção perpendicular aos eixos dos furos, descontadas as áreas médias dos vazios;
  • Dimensões nominais: Dimensões comerciais dos blocos, indicadas pelos fabricantes, múltiplas do módulo M = 10 cm e seus submódulos M/2 e M/4;
  • Dimensões reais: Aquelas obtidas ao medir cada bloco, equivalentes às dimensões nominais diminuídas em 1 cm, que correspondem à espessura média da junta de argamassa;
  • Blocos modulares: Blocos com dimensões coordenadas, para a execução de alvenarias modulares, isto é, alvenarias com dimensões múltiplas do módulo M = 10 cm e seus submódulos M/2 e M/4;
  • Família de blocos: Conjunto de componentes de alvenaria que interagem modularmente entre si e com outros elementos construtivos. Os blocos que compõem a família, segundo suas dimensões, são designados como bloco inteiro (bloco predominante), meio bloco, blocos de amarração L e T (blocos para encontros de paredes), blocos compensadores A e B (blocos para ajustes de modulação) e blocos tipo canaleta;
  • Classe: Diferenciação dos blocos segundo o seu uso.

Vale ressaltar que uma das importantes características deste material, é que o bloco deve ser sem fundo, vazado, pois assim aproveita-se os seus furos para as passagens das instalações e para a aplicação do graute (concreto de alta plasticidade).

Existe também uma grande economia de argamassa de assentamento quando o material não tem fundo.

Importante destacar que o fato de os blocos possuírem dimensões precisas, eles oferecem maior produtividade da mão de obra e economia em seu revestimento.

Nas estruturas de alvenaria elas funcionam, como uma só, pois cada bloco de cimento é organizado de uma forma para suportar as cargas da construção.

Para definir o tipo de bloco a ser utilizado em sua obra, é sempre importante ter o aval de um profissional, no caso um arquiteto, que lhe auxiliará a escolher o tipo e a família do material que atenderá melhor a sua construção.

Já o engenheiro de estruturas é quem deve informar a classe de resistência a ser adotada.

Vantagens dos blocos de concreto para alvenaria

A agilidade na construção é um dos principais fatores. Isso devido ao tamanho do bloco de concreto, em relação aos outros materiais, que levantam uma parede rapidamente.

Quanto à resistência, sobretudo no caso da alvenaria estrutural, é outra vantagem. Pois pode suportar o peso de toda a construção sem a necessidade de vigas e pilares, ou seja, é autoportante.

Outro importante fator, que confere vantagens na escolha deste material, é em relação às instalações elétricas.

Pelo fato de os blocos serem vazados, a fiação pode percorrer o seu interior sem alterar a estrutura ou ter que realizar outras instalações.

Escolha Inova Concreto

A norma brasileira estabelece a fase de qualificação quando se faz a escolha do fornecedor deste material. Por isso é de suma importância conhecer os resultados dos ensaios de caracterização dos blocos como:

– Análise dimensional;

– Resistência à compressão;

– Determinação da massa específica, absorção e retração por secagem

A Inova Concreto fabrica blocos de acordo com as normas técnicas com um alto controle de qualidade.

Entre em contato com nossa equipe comercial e saiba como podemos aplicar este material em sua obra.

Compartilhar