Alvenaria Estrutural Inova Concreto

Alvenaria estrutural: melhor custo-benefício para a obra

alvenaria estrutural é um material cada vez mais utilizado devido as suas vantagens. Trata-se de um recurso responsável por ajudar a consolidar a estrutura de sua construção. Seu uso ajuda a eliminar a necessidade de construir vigas a colunas, além de trazer vários outros benefícios, inclusive com relação ao seu custo-benefício. Assim sendo, saiba mais sobre este item a seguir e veja como ele pode ser empregado com sucesso. 

 

Leia também: 

3 principais vantagens da alvenaria estrutural 

Tipos de fundações: escolha a ideal para a sua obra 

 

Diferenciais da alvenaria estrutural 

Além de sua função de dar sustentação para uma construção, há outras vantagens envolvendo a alvenaria estrutural. Entre elas estão: 

  • Capacidade de suportar elevadas cargas de construção; 
  • Maior nível de proteção interna contra as intempéries e mudanças de tempo;
  • É uma ótima alternativa para realizar a divisão de ambientes internos;
  • Possibilidade de confecção em diversos materiais, como cerâmica e concreto; 
  • Excelente relação custo-benefício com relação a outras alternativas do mercado. 

A alvenaria estrutural vem em pequenos blocos, que se difere da alvenaria de vedação. A primeira trabalha com a instalação dos componentes hidráulicos e elétricos da construção enquanto suas paredes estão sendo erguidas, pois sua estrutura possui intervalos que permitem a passagem de tubulações para isto. 

Já a segunda não possui esta facilidade, uma vez que trata-se apenas de blocos usados nas paredes para dividir ambientes internos e externos. Assim, suportam apenas o seu próprio peso e com intervalos menores para passagem de tubulações para energia elétrica e passagem de água.  

 

Por que alvenaria estrutural tem melhor custo-benefício? 

Levando em consta suas características, bem como a facilidade de seu uso, a alvenaria estrutural acaba se destacando como uma excelente opção. Com relação ao seu preço, uma grande vantagem é o fato de que este tipo de material é cobrado por m². Assim sendo: 

  • Os blocos cerâmicos deste tipo de alvenaria podem variar de tamanho. Porém, de forma geral peças possuem um padrão de tamanho e preço bastante acessível; 
  • Além disto, também é preciso calcular outros itens junto com a alvenaria em si, como o cimento, a areia, o cal e a mão de obra;
  • Uma boa forma de estipular um preço a partir destas observações é o fato de que, de forma geral, um bloco de alvenaria estrutural tem 14x19x39, e seu custo por m² fica em torno de R$ 40,00. 

 

Dicas e considerações finais 

É claro que, assim como qualquer outro tipo de material, a alvenaria estrutural também tem algumas desvantagens. A principal é o fato de que o tamanho de seus blocos acaba restringindo a estruturação arquitetônica da construção.  

Além disto, uma vez que seus blocos estiverem colocados é preciso contar com um profissional especializado para retira-los. Caso contrário, é possível que a parede inteira caia se este procedimento não for realizado de forma certa. 

Seja como for, esta alternativa tem sido considerada uma das melhores possibilidades atuais para a edificação de paredes e construções. Assim sendo, leve em conta estas dicas e veja como a alvenaria estrutural pode trazer grandes vantagens para você, incluindo seu custo-benefício. Considere esta opção e aproveite suas vantagens. 

E se você busca por dicas para idealizar um bom projeto em alvenaria estrutural, confira nosso material gratuito clicando no link abaixo: 

Ebook - alvenaria estrutural

 

 

 

 

Baixar ebook 

Compartilhar